O comércio do centro de Teresina funciona no feriado de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) até as 15h. Diante dessa aposta de lucro, o Dia das Crianças promete movimentar o mercado, que está à espera de clientes.
"A expectativa de crescimento é de 3% a 5%. E já é um termômetro para o final do ano. As lojas estão com uma boa procura, e acredito muito nesse potencial", destaca Tertulino Passos, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI) .
Na sexta-feira (11), as lojas do centro já estavam com um movimento diferente do resto da semana. Logo pela manhã, as filas destacavam que as compras foram direcionadas aos brinquedos, como carros, bonecos e jogos divertidos.
Quem acompanha o comportamento do consumidor explica que quando os "consumidores mirins" vão às lojas, acompanhados dos pais, as compras rendem mais e geram um maior tempo de escolha.
A vendedora Ana Mara conta que embora as crianças sejam bem criteriosas no momento da escolha de um presente, acabam levando o que mais diverte. “Na hora da escolha tem de tudo, criança que já vem decidida, que demora e que consegue convencer os pais a levar o que elas querem”, comenta.
Embora a infância esteja bem mais conectada à internet, brinquedos que inspiram a criatividade podem ser mais enriquecedores que eletrônicos. Andreia da Silva, dona de casa, levou a filha de sete anos para escolher o presente. “Ela prefere brinquedos mais tradicionais e eu também busco comprar algo que explore a criatividade dela, que faça com que ela use a imaginação sem gastar tanto”, relata.