Na noite de sábado, 23 de agosto, o prefeito Firmino Filho se manifestou através de suas redes sociais sobre as aglomerações que aconteceram na cidade, na última sexta-feira, onde foram registrados um grande número de pessoas nas ruas e a maioria delas sem máscara.
O gestor afirmou que todos os dias é marcado nas redes sociais em postagens de denúncias de aglomerações desnecessárias, pessoas sem máscara e nenhum respeito à vida. “Estou a cinco meses insistindo para que as pessoas se protejam. Estamos atentos, mas sem a consciência e participação da população, fiscalizar toda a cidade de forma permanente é tarefa impossível. Como já falei, essa é a fase mais crítica do retorno das atividades não essenciais”, declarou.
O gestor declarou que grande parte dos países onde, especialmente os jovens, ganharam as ruas como se a pandemia tivesse acabado, tiveram que retornar ao isolamento mais rígido. “É disso que trata o pacto coletivo que se construiu desde o começo. Cada um de nós tem responsabilidade sobre a nossa vida e a do outro, especialmente pais, avós e todos do grupo de risco. Não é hora de baixar a guarda. Em todo caso, a Guarda Municipal já está avisada. Os locais apontados nos vídeos que estão circulando terão maior fiscalização”, disse.