Leucoplasia: saiba qual o problema que motivou cirurgia em Lula

Presidente eleito foi submetido a cirurgia para remover a formação que afetava as cordas vocais

Lula fez cirurgia para a retirada de uma leucoplasia | Marcelo Camargo Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por uma cirurgia para a retirada de uma leucoplasia. E teve alta nesta segunda-feira(22).

O problema estava relacionado à forte rouquidão que ele apresentou nas últimas semanas. De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, local onde o procedimento foi realizado, Lula passa bem e não há presença de um câncer no local.

A leucoplasia segundo otorrinolaringologista Cícero Matsuyama, do Hospital Cema, em São Paulo, explica que "leuco" significa "branco" e "plasia" quer dizer "proliferação de células".

a leucoplasia de Lula é benigna e não está relacionada a um tumor -Marcelo Camargo Agência Brasil

"Ou seja, trata-se de uma proliferação de células brancas em uma determinada região do corpo, principalmente nas mucosas da boca e da garganta", diz.

Os especialistas ouvidos pela BBC News Brasil também destacam que uma formação dessas pode ser benigna ou maligna — e a biópsia, em que um pedacinho da lesão é retirado e analisado em microscópio, confirma ou descarta a possibilidade de um câncer.

Pelas informações divulgadas pelo Hospital Sírio-Libanês até o momento, a leucoplasia de Lula é benigna e não está relacionada a um tumor.

Diagnóstico e tratamento

Watanabe conta que a suspeita da leucoplasia começa a partir dos sintomas iniciais. "Quando o problema acontece na garganta, o sinal mais frequente é a alteração na voz e a rouquidão", ensina.

Ela sugere que a pessoa procure o médico se o incômodo não passar de jeito nenhum e persistir por mais de 15 dias.

Agora, quando há um histórico de câncer na região — como é o caso de Lula, que teve um tumor diagnosticado ali em 2011 —, o acompanhamento precisa ser mais cuidadoso.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES