Um novo leilão da Receita Federal está disponibilizando um iPhone SE 2020 por a partir de R$ 360. Além do celular da Apple, interessados podem encontrar modelos de MacBook , Apple Watch e mais produtos da fabricante a preços iniciais convidativos. Vale lembrar que os valores descritos são apenas referentes ao lance inicial, e estão sujeitos a aumentar conforme a demanda de ofertas.
De acordo com o edital deste leilão, as propostas de lances podem ser realizadas até o dia 29 de julho de 2021 às 21h. O local de retirada para os produtos eletrônicos citados é o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
A Receita Federal não realiza entregas. Portanto, é importante ter como retirar os itens adquiridos em leilão em um prazo de até 30 dias após o arremate.
Como funciona o leilão da Receita Federal?
Os leilões da Receita Federal são feitos com mercadorias apreendidas por estarem em situação irregular no país ou abandonadas — o procedimento já rendeu mais de R$ 2,6 bilhões nos últimos 10 anos.
Interessados podem fazer o arremate pelo Sistema de Leilão Eletrônico (SLE), desenvolvido pelo Serpro. Mais de 1.500 leilões, com cerca de 105 mil lotes regionais de mercadorias apreendidas, já foram realizados.
É possível adquirir produtos como pessoa física (PF) ou jurídica (PJ) — note que alguns lotes são bloqueados para a compra por PF. Além disso, ao realizar um arremate como pessoa física, o indivíduo não pode efetuar a revenda do item.
Vale destacar que as mercadorias não são passíveis de tributos federais, mas há incidência de ICMS sobre o valor do arremate.