Lei destina 50% das vagas da Uespi para alunos de escolas públicas

Lei de 2008 destinava apenas para 30% das vagas para os alunos oriundos de escolas públicas.

Lei destina 50% das vagas da Uespi para alunos de escolas públicas | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O deputado Francisco Costa (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa, teve aprovado um projeto de sua autoria que destina metade das vagas nos cursos da Universidade Estadual do Piauí para os alunos oriundos das escolas públicas estaduais.

“Já havia uma lei que era de 2008 que fazia reserva apenas para 30% das vagas para os alunos de escolas públicas. Nós buscamos valer a equiparação. Até mesmo porque isso já vem sendo aplicado em outros estados, em universidades públicas federais e estaduais. A nossa intenção é priorizar o ensino superior público aos alunos das escolas públicos que tenham renda de até 1,5 salário mínimo”, explicou.

Deputado Francisco Costa (PT), líder do Governo na Assembleia LegislativaCosta falou que a sua proposta já passa a ter a sua vigência a partir de agora. “As vagas que serão abertas este ano já se adequam a essa lei, vão seguir esse regramento”, disse.

Sessões - Francisco Costa disse que agora, com a chegada da vacina contra o coronavírus, a retomada dos trabalhos da Assembleia Legislativa a partir de 01 de fevereiro, deve ser de forma presencial, tanto nas sessões plenárias quanto nas reuniões das comissões, diferente de 2020 quando a sessões e reuniões remotas perduraram durante quase o ano inteiro, devido a pandemia.

Nesse sentido, a Mesa Diretora esteve reunida na segunda-feira (18) para deliberar sobre isso. “A princípio serão sessões e reuniões presenciais. Mas, a pandemia é muito dinâmica. Tenho certeza de que se houver necessidade de adequação o nosso presidente Themístocles Filho (MDB) saberá que medidas tomar”, afirmou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES