Sete pessoas foram internadas após ingerirem bebida alcoólica e terem sido intoxicadas por metanol na Bahia. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado. Até o momento, cinco pessoas estão internadas no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, município onde ocorreu a ingestão.
Já outros dois pacientes foram foram encaminhados para o Instituto Couto Maia, em Salvador. Um das vítimas se encontra entubada em estado grave.
Amostras de sangue haviam sido coletadas e enviadas ao Laboratório do Departamento de Polícia Técnica (DPT), também na capital baiana.
O QUE DIZ A SECRETÁRIA?
A Secretária de Saúde da Bahia informou que a coleta de matérias para o teste foi realizada, o que permitiu a confirmação da presença de metanol no organismos das vítimas.
"As sete pessoas receberam todo o tratamento e atenção no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, além do antídoto, nos casos em que havia indicação. Simultaneamente, a Vigilância Sanitária Municipal, juntamente com a Polícia Civil procedeu à localização e interdição do estabelecimento que comercializou a bebida", informou a pasta.
COMO ACONTECEU A INTOXICAÇÃO?
Dentre as vítimas, cinco mulheres e um homem teriam se intoxicado durante uma comemoração de noivado em Ribeira do Pombal, no último domingo. Na ocasião, eles consumiram um coquetel preparado com vodca - a bebida foi comprada em um depósito de bebidas da cidade.
Já uma outra vítima, também um homem, comprou bebida no mesmo estabelecimento no dia anterior ao noivado.
Uma das pessoas internadas foi identificada como Edicleia Andrade de Matos, de 45 anos, esposa do pai da noiva, que está em estado grave, intubada e precisou de hemodiálise. Não há informações sobre o estado de saúde dos outros internados.
SURTO EM TODO O PAÍS
Casos de intoxicação por metanol tem se alastrado em todo o país e em diferentes estados, tendo sido registrado pela primeira vez em São Paulo.
No início deste mês, o Ministério da Saúde decidiu encerrar a Sala de Situação criada em outubro para monitorar o surto de intoxicação por metanol.
Até o encerramento do monitoramento, ao todo, 73 pessoas foram diagnosticadas com intoxicação por metanol e 22 morreram entre setembro e dezembro. Mais de 500 suspeitas foram descartadas.