Laboratório japonês pede que vacina da dengue seja incorporada ao SUS

O laboratório de pesquisa e saúde japonês Takeda Pharma enviou uma solicitação para que vacina seja ofertada pelo SUS.

Nova vacina contra dengue, Qdenga | Reprodução - Foto: Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta quarta-feira (09), o laboratório de pesquisa e saúde japonês Takeda Pharma, postou publicamente uma nota onde afirma que o pedido para que houvesse a oferta da vacina contra dengue, intitulada de Qdenga, foi formalizado pelo Sistema Único de Sáude (SUS). O pedido já foi encaminhado ao órgão de saúde e a solicitação ainda segue em análise pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) do Ministério da Saúde.

Leia Mais

A responsável por confirmar a notícia nesta quarta-feira foi Nísia Trindade, ministra da Saúde. A ministra já foi responsável por participar da audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. O pedido para que houvesse a incorporação da vacina foi enviado incialmente no dia 28 de julho e recebido na segunda-feira (31), pela Conitec. 

Após a realização e confirmação do pedido, a Conitec possui agora um prazo de 180 dias, que dependendo de algumas circunstâncias podem ser prorrogados para mais 90 dias. A empresa terá a meta estipulada para avaliar as informações do pedido e tomar sua decisão. De acordo com dados da legislação de saúde, a análise deve ser feita com a intenção de observar os fatores principais da vacina como sua eficácia, acurácia, efetividade e a segurança. 

Além da avaliação sistemática do produto, deve ser comparada economicamente com os benefícios e custos em relação às tecnologias de vacinas já existentes para a doença. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu aprovação à Qdenga em março e agora ela está prontamente disponível no mercado privado de vacinas. A vacina Qdenga, fabricada pela empresa farmacêutica japonesa Takeda Pharma, é adequada para administração em indivíduos a partir de 4 anos até adultos com 60 anos. 

O composto imunizante inclui quatro variações distintas do vírus responsável pela enfermidade. Além disso, a Qdenga obteve autorização para ser comercializada e utilizada na União Europeia em 20 de dezembro de 2022. Anteriormente, a Dengvaxia era a única vacina aprovada no país contra a dengue, porém ela é recomendada exclusivamente para pessoas que já tiveram contato prévio com a doença.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES