Kim Jong-un faz rara aparição com a filha em teste de lançamento de míssil

As fotos foram feitas durante um teste de lançamento de um míssil balístico intercontinental

Kim | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, fez a primeira aparição pública com a filha na última sexta-feira (18), segundo as agências de notícias. A Reuters diz que a informação de que se trata da filha do líder foi dada pela agência estatal norte-coreana KCNA, que divulgou as imagens.

As fotos foram feitas durante um teste de lançamento de um míssil balístico intercontinental. A esposa do líder norte-coreano, Ri Sol-ju, também aparece nas fotos.

Kim Jong-un faz rara aparição com a filha em teste de lançamento de míssil - Foto: Divulgação/KCNA

O nome da menina não foi divulgado. Nas fotos, pai e filha aparecem de mãos dadas, caminhando, durante o teste militar.

"Esta é a primeira ocasião em que vimos a filha de Kim Jong Un em um evento público", disse Michael Madden, especialista em liderança da Coreia do Norte no Stimson Center, com sede nos Estados Unidos.

"É altamente significativo e representa um certo grau de conforto da parte de Kim Jong -un que ele a exponha em público dessa maneira", completou Madden.

Jenny Town, da 38 North, uma organização de pesquisa da Coreia do Norte com sede em Washington, disse que a atitude de Kim Jong-un em levar a filha um teste de lançamento de míssil - e publicar as fotos dos dois assistindo - sugere que ele não está prestes a ceder à pressão para desacelerar os programas de armas, ou voltar às negociações.

Kim Jong-un faz rara aparição com a filha em teste de lançamento de míssil - Foto: Divulgação/KCNA

“Isso tem a gravidade de transmitir um legado. Essas óticas dão a sensação de que também fazem parte do legado dele agora,” destacou Town.

O professor da Universidade Norte-coreana de Estudos, Yang Moo-jin, disse que a aparição de Kim Jong-un indica que ele quis mostrar a família como "boa e estável", para que ele apareça como um líder para as "pessoas normais".

Sobre o teste de lançamento do míssil, Moo-jin avalia que a intenção do líder norte-coreano foi provar que ele iria para uma ação real, em vez de recorrer a "palavras vazias", para responder à Coreia do Sul, aos Estados Unidos e ao Japão.

Kim Jong-un faz rara aparição com a filha em teste de lançamento de míssil - Foto: Divulgação/KCNA

Lançamento do míssil

O míssil foi lançado a aproximadamente mil quilômetros, em um teste que durou 1 hora e 10 minutos. O Ministério da Defesa do Japão informou que a arma poderia viajar por 15 mil quilômetros, o suficiente para atingir os Estados Unidos.

O teste do míssil foi realizado um dia depois de Kim Jong-un alertar sobre "respostas militares mais ferozes" aos Estados Unidos.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES