Juiz Manoel de Sousa Dourado é escolhido novo desembargador do TJ/PI

O juiz assume o lugar deixado pelo desembargador José Francisco do Nascimento.

Juiz Manoel de Sousa Dourado é escolhido o novo desembargador do TJ/PI | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O juiz de direito Manoel de Sousa Dourado é o novo Desembargador eleito do Tribunal de Justiça do Piauí na 38ª Sessão Extraordinária Administrativa do Tribunal do Pleno, na manhã desta segunda-feira (30). A escolha foi feita através de votação individual nominal, em sessão realizada por videoconferência e transmitida pelo canal do youtube do TJ-PI.

O magistrado foi escolhido dentre oito candidatos que concorriam pelo critério de merecimento, tendo alcançado a maior pontuação dentre os concorrentes com atribuição de 183,07 pontos, além de já ter figurado em outras duas listas tríplices.

Na concorrência da lista tríplice também estavam os juízes: José Vidal de Freitas Filho e João Gabriel Baptista. O novo desembargador assume a vaga do Magistrado José Francisco do Nascimento que se aposentou em 04 de julho deste ano.

Na ocasião, o Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador José Ribamar Oliveira, parabenizou o trabalho do magistrado eleito, enquanto assumiu, durante estes oito últimos meses, a função de Juiz Auxiliar da Presidência.

“Quero dar meus parabéns particularmente. Uma manifestação forte de apreço e consideração ao candidato que ora declaro eleito. Ilustre Juiz Auxiliar desta gestão a quem eu quero louvar por todo o trabalho desenvolvido ao longo desses oito meses de gestão pelo seu empenho, dedicação e preocupação com o Tribunal, de modo que transfiro meu abraço! Parabéns a Vossa Excelência”, declarou o Presidente José Ribamar Oliveira.

Juiz Manoel de Sousa Dourado é escolhido novo desembargador do TJ/PI (Foto: Youtube)

Após o anúncio do resultado, o Juiz Manoel Dourado, relembrou os vários caminhos que trilhou até chegar ao cargo de Desembargador e agradeceu o apoio dos colegas.

“O momento é de embargo da voz. Agradeço a Deus, grande arquiteto do universo pela vida, porque estamos vivos aqui, só de estarmos comemorando e vivendo esse evento já é motivo de sermos gratos. Agradecemos a sobrevida em relação a pandemia. Agradeço as manifestações na hora do voto. Agradeço o apoio incondicional da minha família”, declarou o novo desembargador. A solenidade de posse do novo Desembargador deve ocorrer nesta quarta-feira( 01/ 09) às 11 horas.

Sobre o novo desembargador:

Manoel de Sousa Dourado iniciou sua jornada ministrando aulas aos seus conterrâneos, no Educandário Coelho Neto, no Município de Balsas-MA. Chegando em Teresina, cursou o Segundo Grau, equivalente, hoje, ao Ensino Médio, no Colégio Estadual Helvídio Nunes, vindo a concluir, em seguida, o curso de Bacharelado em Direito, pela Universidade Federal do Piauí. 

O magistrado ao tempo em que cursava a faculdade, trabalhava como oficial de justiça, no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e, depois, como bancário da Caixa Econômica Federal. Advogou por pouco tempo e logo, por concurso público, ingressou na magistratura estadual, galgando classificação em 4º lugar.

Assumiu o cargo, como Juiz Adjunto, na Comarca de Francisco Santos, em 1987. Depois, foi promovido a Juiz de Direito titular das Comarcas de Nossa Senhora dos Remédios, Pedro II, Piripiri e Parnaíba. No ano de 2003, chegou a Teresina como Juiz Auxiliar de Entrância Final e, logo depois, passou a titular do Juizado Especial Cível e Criminal - Zona Leste II - UFPI. 

Desempenhou várias atividades em auxílio à administração superior do Poder Judiciário do Estado do Piauí, entre elas destacam-se: Coordenador do Sistema de Juizados Especiais; membro e Presidente das Turmas Recursais; Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC – Teresina; Presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos - NUPEMEC; membro da Comissão de Promoção de Magistrados; Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça e Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. 

Juiz Manoel de Sousa Dourado é escolhido novo desembargador do TJ/PI (Foto: Divulgação)

Na Justiça Eleitoral, foi membro da Comissão de Propaganda, Presidente da Comissão Paralela de Votação, em duas oportunidades, Membro substituto e titular da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, vindo a ser seu primeiro Ouvidor.  Na área acadêmica, é especialista em Direito Processual Civil, pelo Instituto Camillo Filho. Tem formação em MBA em Gestão Judiciária, pela FGV- Direito - Rio de Janeiro, além de diversos cursos de “Formação de Formadores” pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM No magistério, atuou no ensino superior como professor do Curso de Bacharelado em Direito, na Faculdade FAETE, em Teresina. 

Ministrou cursos e proferiu palestras pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE/PI. É Professor selecionado da Escola Judiciária do Piauí - EJUD, onde ministra cursos de formação inicial e continuada para Juízes de Direito, Juízes Leigos, Conciliadores, Mediadores, Servidores e colaboradores do TJPI. É, também, professor convidado da Escola da Magistratura do Piauí - ESMEPI.Manoel de Sousa Dourado, além de ministrar palestras na área jurídica, é autor de artigos jurídicos. Recentemente publicou pela Escola Judiciária do Piauí, o livro “Cidadania- Capacidade Eleitoral Ativa”. É Membro da Academia de Letras da Magistratura do Piauí- ALMAPI, como titular da Cadeira 25, e agora o mais novo Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES