Os familiares e amigos da piauiense Ana Paula Maria Luz, inciaram uma campanha para custear o tratamento médico da jovem, diagnosticada com uma patologia rara, a “Doença de Wilson”. De acordo com os familiares da bocainense, os primeiros sintomas surgiram no mês de janeiro quando a jovem começou a apresentar sintomas depressivos e de ansiedade. Em março, Ana Paula começou a ter dificuldade para andar, insônia e crises psicóticas.
O diagnóstico veio após dois meses internada no Hospital Universitário de Teresina. Durante o mês de junho Ana Paula foi internada no Hospital Santa Catarina, em São Paulo. Atualmente a jovem não anda, fala com bastante dificuldade e apresenta membros superiores e inferiores bem rígidos e parcialmente atrofiados.
A campanha busca financiar o tratamento que envolve diversos profissionais entre eles neurologista, psiquiatra, hepatologista, clínico geral, equipe de reabilitação e medicação prescrita. Além da transferência temporária de domicilio da cidade de Teresina para as revisões periódicas em São Paulo.
A doença de Wilson, ou degeneração hepatolenticular, é uma moléstia hereditária rara, com preponderância em homens. Sua principal característica é o acúmulo de cobre nos tecidos, o que provoca alterações no cérebro, fígado, rins e olhos.
Para ajudar:
Banco do Brasil
Banco: 001
Agência: 3350-2
Conta Poupança: 421.220-7
Variação: 51
Maria Rosa dos Santos