Jornalista do Sudão será punida com 40 chibatadas por usar calças

Lubna Ahmed al Hussein, que escreve para o jornal esquerdista “Al Sahafa” e trabalha para o departamento de mídia da missão das Nações Unidas no Sudão

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma jornalista sudanesa está se preparando para receber 40 chibatadas em Cartum, nesta quarta-feira (29), como punição por usar roupas "indecentes": um par de calças compridas.

Lubna Ahmed al Hussein, que escreve para o jornal esquerdista "Al Sahafa" e trabalha para o departamento de mídia da missão das Nações Unidas no Sudão, foi detida em Cartum no começo deste mês depois de ter sido flagrada usando calças.

"Recebi um telefonema das autoridades dizendo que eu deveria me apresentar às 10h de quarta-feira ao juiz", disse Hussein à France Presse, nesta terça-feira. "É importante que as pessoas saibam o que está acontecendo", afirmou, convidando jornalistas para assistir a seu julgamento e às chibatadas. "Eles me chicotearão 40 vezes, e também me multarão em 250 libras sudanesas [quase R$ 200]", acrescentou.

Hussein contou que estava em um restaurante no dia 3 de julho passado quando a polícia entrou e ordenou que as 13 mulheres que usavam calças compridas os seguissem até a delegacia. Dez delas foram transferidas para outra delegacia dois dias depois e liberadas após terem recebidos dez chibatadas cada, segundo a jornalista, que usa o véu islâmico.

Algumas das mulheres que receberam dez chibatadas são do sul do Sudão, majoritariamente cristão e animista, onde a sharia (lei islâmica) do norte não se aplica.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES