Jornalista do Grupo Meio conquista 1° lugar em prêmio nacional da ABDE

A reportagem intitulada “Tijolo Ecológico: produto sustentável pode ajudar na construção civil” ficou a frente da CNN e TV Globo.

Filipe França Ferreira Guedes. | Wellington Benário
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com mais de 10 anos de carreira no jornalismo, o repórter do Grupo Meio de Comunicação, Filipe França Ferreira Guedes, venceu a categoria “Vídeo Nacional” do Prêmio ABDE de Jornalismo, promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento. A reportagem intitulada “Tijolo Ecológico: produto sustentável pode ajudar na construção civil” alcançou o primeiro lugar, ficando à frente da CNN e TV Globo.   

“Estou numa felicidade que não cabe em mim. Na hora que vi a o resultado, eu estava vindo para cá.  Lembro que fiquei assim muito emocionado, que tive que me concentrar para não para eu não me desviar do foco do trabalho. Porque isso é uma satisfação muito grande, essa questão de você ter uma um trabalho reconhecido mesmo. Isso é muito importante para a autoestima profissional”, afirmou o jornalista. 

PRÊMIO ABDE de Jornalismo

A iniciativa da ABDE, em parceria com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), visa ampliar o reconhecimento do papel do Sistema Nacional de Fomento (SNF) como pilar do desenvolvimento econômico e social do país, de forma sustentável, por meio da produção jornalística de conteúdo.  As inscrições iniciaram em abril deste ano e anúncio dos vencedores ocorreu nesta quarta-feira (06). 

Resultado dos vencedores./Foto: ABDE

DO QUE SE TRATA A REPORTAGEM VENCEDORA?

A sustentabilidade inserida mercado imobiliário foi o ponto de partida para construção da reportagem. Filipe descreveu que o primeiro contato com foi com a BADESPI (Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí), a qual direcionou para uma empresa que possui como produto principal o tijolo ecológico

“A questão de linhas de financiamento de fomento a algum tipo de iniciativa. A gente tava querendo trazer essa ideia mais voltada para o Piauí, só que isso ia se encaixar muito em um critério Regional, então a gente trouxe uma ideia que acontece aqui no Piauí mais de uma forma mais geral”, explicou. 

A partir disto, o jornalista deu o primeiro passo: visitar a fábrica e conhecer de perto o processo de produção. O objetivo era mostrar o diferencial da empresa Yapo Tijolos Ecológicos. A gente traçou essa história para contar e fazer esse recorte dessa realidade, mostrando inclusive o crescimento do setor não só na construção civil, mas também desse setor de fomento a essas iniciativas”, relatou. 

2° PRÊMIO DE JORNALISMO 

Este é o segundo prêmio que o jornalista vence este ano. O primeiro foi o Prêmio de Jornalismo Ambiental, promovido pela empresa regional do Piauí, Águas de Teresina. Segundo ele, passou a se inscrever em concursos em dezembro de 2023.  O evento de premiação será no dia 02 de dezembro. E não para por aí! Filipe relata haver mais reportagens que podem ser vencedoras. 

“Tem outros editais aí que estão sendo lançados. A gente pretende participar para acumular mais reportagens. Todo mundo sai ganhando, o público que assiste uma reportagem e a gente que também é premiado”, acrescentou. 

Filipe Guedes durante reportagem./ Foto: Jéssica Machado

“Dá um gás para continuar em frente”, disse o jornalista

“A gente que é do jornalismo, às vezes que é local a gente pensar que a gente é capaz de de conseguir se reconhecimento que a gente fica muito assim atrelado aquela ideia de que nosso trabalho é muito local e pode não ter um interesse maior, mas ele pode sim”, frisou. 

Para Filipe, em um mundo cada vez mais conectado, é fundamental que os jornalistas estejam sempre atualizados sobre as novas tecnologias e ferramentas de comunicação, pois isto permite criar conteúdos mais engajadores e alcançar um público mais amplo. Ele ainda deixou o seguinte recado:

“A gente não pode se prender só o jornalismo local. É muito importante, sim, mas a gente pode mostrar que o nosso modo de fazer jornalismo também é para vários públicos”, finalizou. 

Jornalista Filipe Guedes e o cinegrafista Jose Augusto após reportagem./Foto: Jéssica Machado 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES