John McAfee, criador do antívirus McAffee, é encontrado morto em prisão

O Departamento de Justiça da Catalunha garante em comunicado que “tudo indica que pode ser uma morte por suicídio”

O magnata John McAfee encontrado morto na prisão catalã depois que sua extradição foi aprovada | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O magnata americano John McAfee, conhecido por seu antivírus, foi encontrado morto nesta quarta-feira na prisão catalã de Brians 2, conforme confirmado por fontes prisionais. A morte do preso ocorre um dia depois que o Tribunal Nacional aprovou sua extradição para os Estados Unidos, país que o reclama por supostos crimes fiscais cometidos entre 2016 e 2018.

O conhecido cientista da computação foi preso em outubro do ano passado no aeroporto de El Prat e está na prisão de Sant Esteve Sesrovires (Barcelona) desde então, quando um mandado de busca e prisão dos Estados Unidos foi aplicado contra ele. Este jornal conseguiu entrevistar McAfee da prisão em novembro passado, quando ele assegurou que "a vida nas prisões espanholas é como o Hilton em comparação com o surrealismo abjeto e a desumanização das prisões americanas".

John McAfee durante a audiência. EFE / Chema Moya / Arquivo

De acordo com a nota emitida pelo Departamento de Justiça da Generalitat, os agentes de vigilância penitenciária e os serviços médicos intervieram depois de encontrar o corpo do homem de 75 anos, mas não conseguiram reanimá-lo. Finalmente a saúde certificou a morte. "A procissão judicial viajou até a prisão e está investigando as causas da morte. Tudo indica que pode ser uma morte por suicídio", disse o comunicado.

A justiça dos Estados Unidos acusou o magnata de acusações por vários alegados crimes de evasão e não pagamento de impostos. No total, McAfee enfrentou dez anos de prisão, acusado de ter fraudado até quatro milhões de dólares do tesouro de seu país de origem. A Segunda Seção da Câmara Criminal do Tribunal Nacional realizou uma audiência na semana passada, após a qual sua extradição foi autorizada, após vários meses de confinamento na prisão Brians 2, perto de Barcelona. A defesa da McAfee teve três dias para apelar da decisão, embora sua saída fosse considerada altamente provável.

Em sua última mensagem no Twitter, publicada na semana passada, o falecido fez referência à sua ligação com as criptomoedas, setor ao qual se dedicou nos últimos anos de sua vida.

“Os Estados Unidos acreditam que escondi criptomoedas. Eu gostaria de ter feito isso, mas a realidade é que eles foram dissolvidos pelas muitas mãos da equipe da McAfee. O resto dos meus bens são apreendidos. Meus amigos desaparecem, têm medo de se associar a mim ”, indicou o magnata, após o que afirmou“ Não tenho nada, mas não me arrependo de nada ”.

Um jovem agitado

McAfee nasceu em 1945, mas ele diz que sua vida começou em 1983. Foi quando ele visitou um terapeuta e recomendou que ele se juntasse aos Alcoólicos Anônimos e parasse de beber. “Minha vida foi um verdadeiro inferno”, disse ele em um extenso perfil  publicado pela  Wired  em 2012.

Nacido en Reino Unido, pero criado en una ciudad de menos de 100.000 habitantes de Virginia (EE.UU), McAfee -siempre según su relato a este diario - vivió una infancia bajo el yugo de un padre alcohólico que le agredía tanto a él como a sua mãe. Quando ele tinha apenas 15 anos, seu pai deu um tiro na cabeça.

Começou então uma juventude agitada em que, primeiro o álcool e depois outras drogas, se tornariam seu melhor companheiro tanto nos momentos de lazer quanto na vida profissional. Ele fez seu primeiro dinheiro vendendo assinaturas de revistas de porta em porta enquanto estava na faculdade. Depois de se formar em matemática, ele ocupou todos os tipos de cargos na incipiente indústria de tecnologia americana. Eles costumavam terminar mal.

Em 1983, antes de iniciar sua reabilitação, McAfee foi diretor de engenharia de uma empresa californiana de armazenamento de computadores. Ele costumava abrir uma garrafa de uísque de manhã cedo e cheirar cocaína em seu escritório, além de vendê-la para seus subordinados. Mais uma vez, ele deixou o emprego ou foi demitido (com a McAfee nunca se sabe). Ele se trancou em casa usando drogas por semanas e, diz ele, pensou em cometer suicídio assim como seu pai. Em vez de puxar o gatilho, ele se juntou à terapia de grupo. Desde então, ele afirma não ter experimentado a bebida novamente. 

Febre do antivírus

O renascimento da McAfee em 1983 seria o prelúdio de seu  boom  como empresário. Em 1987, sem beber ou ingerir substâncias, os primeiros vírus de computador começaram a afetar computadores em todo o mundo. A McAfee leu um artigo sobre o assunto em uma revista e montou a McAfee Associates em sua casa em Santa Clara, Califórnia. Seu plano de negócios era primeiro doar o antivírus e depois cobrar pelo serviço técnico ou instalá-lo nas empresas. Em cinco anos, metade das 100 maiores empresas do mundo o instalou em seus computadores e pagou por uma licença. Em 1990, a McAfee movimentava cinco milhões de dólares por ano, com quase nenhum dinheiro investido. 

"Sempre segui meu coração e minhas intuições. Nunca me arrependerei", disse ele a este jornal da prisão.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES