“Além de ser um país que encanta turistas pela sua riqueza histórica, gastronomia e paisagens de tirar o fôlego, a Itália tem roteiros com experiências para os pequenos saindo totalmente do óbvio. Crianças tem a necessidade de explorar e conhecer o inusitado”, afirma a especialista em cultura, turismo e idioma do país, a travel designer Ana Grassi.
Confira 8 dicas de programas e achados e diga sim para a Itália com crianças!
1.Hospedagem num castelo de verdade: A Itália é cheia de castelos que se transformaram em hotéis. Se hospedar em um castelo de verdade alimenta a imaginação das crianças de todas as idades e deixa o momento ainda mais inesquecível. O Castello Bevilacqua, localizado entre Padova e Verona, é um dos cenários perfeitos. Com mais de 700 anos de história o local é rodeado de clima medieval, onde a criançada pode participar de aulas de arco e flecha e conhecer histórias dos séculos passados incluindo visitas a calabouços e muito mais.
2.Napoli: Uma das paradas obrigatórias na visita à Itália, sem dúvida é Napoli. Mundialmente famosa por ter a melhor pizza do mundo, lá a criançada pode embarcar no verdadeiro mundo dos pizzaiolos conhecendo um pouco dessa atmosfera única colocando literalmente a mão na massa e aprendendo tudo sobre o preparo e ingredientes que fazem desse prato um símbolo italiano.
3.Piquenique: Praça italiana é o lugar perfeito para uma tarde ensolarada na companhia das crianças. Que tal aproveitar e fazer um piquenique? “Qualquer praça por lá é maravilhosa para sentar e aproveitar com as crianças”, afirma Ana.
4.Carrossel: Durante o verão na Itália (de junho a setembro), é muito comum encontrar carrossel nas praças. Na Piazza della Republica, em Firenze, sempre tem um que encanta os visitantes. É nessa hora que podemos deixar a criança que tem dentro de nós falar mais alto e curtir esse passeio.
5.Matera: A cidade, localizada entre a Puglia e a Basilicata, é marcada por paisagens fascinantes, considerada um verdadeiro museu a céu aberto. Desperta o interesse das crianças pelas suas casas-gruta. Um passeio pelos “Sassi” (Cidades das Pedras) desbravando cavernas que remetem a era Paleolítica revela um verdadeiro tesouro imperdível! É possível encontrar até hotéis e restaurantes construídos dentro de cavernas.
6.Bate e volta para passeio no Vesúvio: Localizado próximo a Nápoles, a visita ao Vesúvio é para quem gosta de trilhas e caminhadas. Considerado um dos mais belos vulcões da Europa, o Vesúvio conta com uma impressionante vista panorâmica da cidade do sul da Itália.
7.Passeio de Carruagem: Passear em Firenze e Roma é mais uma sugestão para fazer com as crianças. Apesar de um preço mais salgado por um trajeto que dura em média 30 minutos vale a experiência caso caiba no orçamento.
8.Passeio de bicicleta: É comum alugar bicicletas em qualquer cidade da Itália. O ideal e mais seguro, já que o passeio é com crianças, é optar pelo aluguel numa cidade pequena, com tráfego de carros mais limitado. Padova é uma boa opção, já que tem uma Riviera tranquila. Em Lucca também é possível dar a volta na cidade pelos muros medievais. Ferrara é plana e cheia de bikes também! Lugar é que não falta para pedalar.
Apaixonada pela Itália, a travel designer Ana Grassi é especialista em cultura, turismo e idioma do país. Trabalha na inovadora profissão que planeja viagens nos mínimos detalhes de acordo com cada perfil de viajante. Indicando os melhores passeios, cidades e roteiros para aproveitar ao máximo cada parte do país europeu.