Israel anuncia períodos de cessar-fogo no sul de Gaza para ajuda humanitária

Em comunicado, militares informam que a pausa nos bombardeios a Rafah será entre as 8h e as 19h, no horário local

Avalie a matéria:
Israel anuncia períodos de cessar-fogo no sul de Gaza para ajuda humanitária | Imagens: Reprodução/Instagram/Nações Unidas

Neste domingo (16), o exército israelense anunciou uma interrupção diária das operações militares no sul da Faixa de Gaza para facilitar a entrega de ajuda humanitária. A medida visa mitigar a crescente crise humanitária relatada por organizações internacionais na região.

Durante a pausa tática, programada das 2h às 13h no horário de Brasília, a área afetada compreenderá a estrada que conecta a passagem de fronteira de Kerem Shalom, próxima a Khan Yunis, até a rodovia Salah al-Din, totalizando cerca de 170 km de extensão.

Em maio, conforme relatado pelo canal egípcio Al-Qahera News, duzentos caminhões carregados com ajuda humanitária entraram na Faixa de Gaza através da passagem de fronteira de Kerem Shalom, controlada por Israel. 

Esses veículos partiram do lado egípcio da passagem de fronteira de Rafah, que estava fechada desde o início do mês, quando Israel assumiu o controle do lado palestino do terminal. Toda a ajuda proveniente do Egito passa por inspeção das autoridades israelenses e é distribuída com a coordenação da ONU.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES