Inverno começa com forte influência do La Niña no Nordeste

Estação começou às 6h14 no Hemisfério Sul e será marcada por massas de ar frio e menor radiação

Werton Costa | Raissa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O inverno começou nesta terça-feira (21) às 6h14 no Hemisfério Sul e no Brasil. No Piauí, o dia coincidiu com a passagem de uma massa de ar polar que provocou nebulosidade e até uma leve garoa sobre os municípios de Teresina, Elesbão Veloso, Castelo do Piauí, Campo Maior e São Félix do Piauí. 

O climatologista Werton Costa esclarece que Solstício de Inverno, fenômeno da astronomia que marca o início do inverno, pouco interfere na dinâmica atmosférica do Nordeste brasileiro. “O solstício sempre implica em uma distribuição desigual da luz solar entre os hemisférios. O solstício de inverno, por exemplo, significa que um dos hemisférios estará mais iluminado que o outro, neste momento, a maior parte da área de sombra está no hemisfério sul e a maior parte da área inclinada está no hemisfério norte”, falou.

Climatologista Werton Costa (Foto: Raissa Morais)

Segundo o climatologista, o fenômeno desencadeia a queda da temperatura média no hemisfério sul, ou seja, o início do inverno. Para o Nordeste, há tendência de elevação da temperatura diurna, com exceção da ação pontual de uma massa de ar polar e do fenômeno da radiação de retorno, que faz com que o tempo fique mais frio na madrugada e início da manhã. 

Este ano, o inverno sofrerá os impactos do La Niña, fenômeno caracterizado pelas baixas temperaturas no leste e na parte central do oceano Pacífico Equatorial.

De acordo com o Inmet, a estação será caracterizada por um período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, enquanto os maiores volumes de chuva concentram-se sobre o noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e parte da Região Sul do Brasil.

O inverno também é acompanhado de uma menor incidência de radiação solar, incursões de massas de ar frio, vindas do sul do continente, que provocam queda de temperatura do ar, resultando em termômetros inferiores a 22ºC. Já no Nordeste, a previsão do Inmet indica chuvas acima da média histórica para toda a faixa próxima ao litoral nordestino, em função dos impactos da La Niña.

“No oeste da Bahia e no sul do Piauí e do Maranhão, as chuvas poderão ser próximas da média, sendo que estas áreas já se encontram em seu período menos chuvoso”, segundo as estimativas. Ainda de acordo com o Inmet, a temperatura do ar durante o inverno deverá permanecer acima da média em grande parte da região Norte.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES