Quem passou pelas Avenidas Henry Wall de Carvalho e Pedro Freitas, zona Sul, deve ter visto uma Teresina ainda mais colorida. Isso porque foram iniciadas ontem (20) as intervenções de grafite em alguns pontos da capital. A ação faz parte do I Encontro Teresinense de Graffiti da Secretaria Municipal da Juventude de Teresina (SEMJUV).
O Encontro tem objetivo de articular e mapear os grafiteiros de Teresina, pois a cidade possui muitas expressões de grafite que não estão articulados.
"Queremos saber quem são os grafiteiros, onde eles estão e como vivem", coloca o secretário Municipal da Juventude, Allan Cronemberger, ao comentar que, recentemente, saiu uma lei municipal que reconhece o grafite como profissão, aprovada ainda no mês de agosto. "Ela já dá um subsídio, pois ela indica que podem ser mapeados os espaços que podem ser feitos os grafites.
A primeira etapa do Encontro é a intervenção, que foi iniciada nos muros da Semjuv. Ela, que tem o intuito de intensificar as manifestações culturais da juventude e levar a arte do grafite para as ruas de Teresina, teve seguimento ontem, quando os grafiteiros deixaram suas artes em alguns pontos das Avenidas Henry Wall de Carvalho e Pedro Freitas.
As intervenções continuam e serão realizadas em todas as zonas da cidade. Hoje (21), é a vez das Avenidas Joaquim Nelson e Noé Mendes, zona Sudeste; e amanhã (22), as Avenidas Duque de Caxias e Prefeito Freitas Neto, zona Norte, receberão a ação.
Na programação do Encontro de Graffiti, será realizado ainda um seminário, nos dias 29 e 30 deste mês, onde será discutida toda a situação do grafite em Teresina.
"Com esse Encontro queremos sair com produto, que é o mapeamento dos grafiteiros do município, e ainda com o plano de intervenção do município, de como serão feitas as intervenções na cidade", acrescenta o secretário.
O ápice do Encontro vai acontecer no dia 31, com uma Grafitagem do viaduto da Avenida Higino Cunha e apresentações culturais durante todo o dia, das 8h às 22h. O evento conta com mais de 500 inscritos. Mais de 100 deles são de outros Estados brasileiros.