A internet fornecida por todos os campi da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), inclusive os do interior, será 15 vezes mais rápida com o projeto Piauí Conectado. Enquanto alguns núcleos contavam com um ou dois megabytes de internet, após a implantação do projeto passarão a contar com 30 megabytes.
A universidade estadual é um dos órgãos que estão sendo beneficiados com a Parceria Público-Privada (PPP) do Governo do Estado com o Piauí Conectado, que leva internet de qualidade para melhorar os serviços públicos prestados. O vice-reitor da Instituição, Evandro Alberto de Sousa, comemora a iniciativa e frisa a importância da conectividade. “Tinha campus com 01mb que agora terá 30mb de internet. É um avanço muito significativo que só melhora, sem sombra de dúvidas, todo o trabalho, porque boa parte dele precisa de sistemas tecnológicos com internet e conectividade para serem acessados”, explica o vice-reitor.
Segundo ele, a internet é só o primeiro passo das mudanças que contribuirão para mais inclusão digital da UESPI. “Estamos trabalhando também para melhorar a distribuição interna com infraestrutura e tecnologia que vai facilitar essa conectividade. Com isso, vamos ter a melhoria da funcionalidade e o dia a dia da instituição”, garante.
Dos 12 campi da UESPI, dez já receberam a implantação e ativação dos pontos de internet fornecidos pela Piauí Conectado, são eles os localizados em: Altos, Barras, Bom Jesus, Esperantina, Luzilândia, Floriano, Oeiras, São Raimundo Nonato, Teresina e Uruçuí. A previsão é que até junho de 2020 todas as universidades estejam funcionando com a nova banda larga.
O diretor de operações da Concessionária, Leonardo Chagas, explica que os trabalhos estão em ritmo acelerado. “Não medimos esforços para levar a conectividade o mais rápido possível às instituições de ensino superior do Estado. Nosso desejo é que os universitários do interior tenham acesso ao mundo digital e à conectividade da mesma forma que os da capital”, frisa.
Além dos campi, os núcleos do Programa Universidade Aberta do Piauí (UAPI) também estão sendo contemplados com a rede de fibra óptica da PPP, doze pontos já foram ativados. Com eles, ao todo 21 instituições de ensino superior do Estado já contam com a internet da Piauí Conectado.