O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que se reunirá com o presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington, na próxima segunda-feira (18), após uma "longa e substancial conversa" entre os dois. Zelensky também declarou que pretende se encontrar com líderes europeus para discutir a cúpula do Alasca.
A Ucrânia reafirma sua disposição de trabalhar com o máximo empenho para alcançar a paz. O presidente Trump informou sobre seu encontro com o líder russo e os principais pontos da discussão. É importante que a força dos Estados Unidos tenha impacto no desenvolvimento da situação, disse Zelensky em um comunicado neste sábado (16) – o primeiro desde o encontro no Alasca, do qual foi excluído.
Na segunda-feira, me encontrarei com o presidente Trump em Washington para discutir todos os detalhes sobre o fim da matança e da guerra. Sou grato pelo convite, acrescentou.
As declarações de Zelensky vieram após uma longa conversa por telefone com Trump, realizada neste sábado, durante o voo de volta do Alasca. O presidente americano pousou na Base Conjunta Andrews, em Maryland, pouco depois das 2h (horário de Brasília), após reunião com Putin.
Segundo a Casa Branca, Trump passou grande parte do voo ao telefone, conversando também com a OTAN. Durante coletiva conjunta com Putin, o presidente prometeu manter contatos regulares com Zelensky e autoridades da OTAN.
O presidente ucraniano ainda afirmou apoiar a proposta do presidente americano, Donald Trump, para uma reunião trilateral entre Ucrânia, Rússia e Estados Unidos.