A agência estatal russa RIA informou nesta quarta-feira (30) que o vulcão Klyuchevskoi entrou em erupção após os terremotos registrados na região, que teve o epicentro próximo à montanha. A informação foi confirmada por um relatório da filial regional do Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências.
O Klyuchevskoi está localizado na Península de Kamchatka, no Extremo Oriente da Rússia. Até o momento, não há informações sobre transtornos causados pela atividade vulcânica. Relatos preliminares apontam que lava incandescente desce pelas encostas, um brilho intenso pode ser visto sobre o vulcão e explosões estão sendo ouvidas.
As autoridades russas classificaram como “limitado” o impacto do terremoto de magnitude 8,8 e dos tsunamis nas regiões de Kamchatka e Sakhalin. Não houve mortes nem feridos graves, segundo o governo. O sistema de alerta funcionou bem, o que ajudou a conter os danos.
Em Kamchatka, o governador Vladimir Solodov relatou aumento nas chamadas de emergência, mas sem vítimas graves. O ministro da Saúde local disse que algumas pessoas se feriram tentando fugir, como uma que pulou da janela. Já em Sakhalin, o governador afirmou que não houve danos relevantes, mas foi decretado estado de emergência em Severo-Kurilsky, com a evacuação de mais de 2 mil pessoas.
Cerca de 8 mil turistas estavam na região no momento do tremor, mas não há registro de feridos. A visitação a áreas como o vulcão Gorely e o cânion Opasny foi suspensa.