O Irã enviou drones e mísseis para atacar o território de Israel neste sábado (13), disseram militares israelenses. Os drones vão demorar horas para alcançar o território israelense, o que não havia acontecido até a última atualização desta reportagem.
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, e a Guarda Revolucionária do Irã confirmaram a informação.
QUANDO CHEGAM? Segundo o Canal 12, de Israel, o Irã lançou dezenas de drones e mísseis, num total de cem artefatos. Alguns teriam sido derrubados pelas Forças do país quando sobrevoavam a Síria e a Jordânia - antes, portanto, de chegarem ao espaço aéreo israelense. A previsão é que os drones cheguem a Israel às 20h deste sábado (ou 2h da madrugada deste domingo no horário local).
As sirenes dos locais que vão ser atingidos vão soar, e o sistema de defesa israelense está de prontidão, de acordo com pessoas do exército --já há aeronaves israelenses posicionadas. Três fontes da agência de notícias Reuters no Iraque afirmaram que viram mais de 20 drones voando na região de Sulaymaniya vindos da direção do Irã. O Iraque e a Jordânia fecharam seus espaços aéreos.
Trata-se de uma retaliação depois de um bombardeio no dia 1º de abril contra o consulado iraniano em Damasco, na Síria, em que um comandante sênior das Guardas Revolucionárias do Irã foi morto.