Um avião com venezuelanos deportados dos Estados Unidos chegou nesta sexta-feira (16) ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetía, na Venezuela, o primeiro desde que o presidente Nicolás Maduro foi capturado por forças americanas no início do ano.
As autoridades venezuelanas informaram que o voo, procedente do estado do Arizona, transportava 199 migrantes repatriados, sendo 181 homens e 18 mulheres.
Retomada após interrupção nas deportações
Esse voo marca a retomada das operações de deportação aérea após uma pausa em dezembro, quando os voos diretos foram suspensos em meio às tensões entre Caracas e Washington.
A chegada dos deportados ocorre dois dias após uma conversa telefônica entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, em um contexto de reaproximação diplomática e negociação sobre temas migratórios.
O retorno desses venezuelanos acontece em um momento de mudanças nas relações bilaterais, com discussões em curso sobre cooperação e ajustes nas políticas de migração entre os dois países após eventos recentes na política venezuelana.