Nada menos do que 100 mil palitos de dente e 3 mil horas de trabalho ? distribuídas ao longo de 35 anos ? foi o que o artista norte-americano Scott Weaver precisou para criar a escultura Rolling Through the Bay, uma versão em miniatura da cidade de San Francisco, Califórnia.
Os maiores edifícios, as pontes, as casinhas vitorianas, os parques e os pontos históricos da cidade estão ali representados com uma boa dose de graça. Feita apenas com cola e palito, a obra propõe diferentes passeios por essas atrações, por dentro de túneis em que correm bolas de pingue-pongue.
Dependendo da complexidade da estrutura a ser representada, o artista usou diferentes marcas e formatos de palitos. Muitos deles foram trazidos de viagens ao exterior por amigos e parentes. As árvores que formam o Golden Gate Park, por exemplo, foram feitas com peças vindas de Quênia, Marrocos, Espanha, Alemanha e Itália.
Já o coração que decora o interior do Palace of Fine Arts foi montado com palitos jogados pelos convidados de Weaver durante seu casamento. Uma demonstração do valor afetivo que a obra carrega.
Em exposição permanente no Tinkering Studio, um dos setores do museu Exploratorium, de San Francisco, o Rolling Through the Bay pode ser visto temporariamente no American Visionary Art Museum, em Baltimore, no Estado americano de Maryland, até setembro deste ano.