As urnas já estão abertas na Alemanha neste domingo (23/02) para uma eleição antecipada que pode mudar o rumo do país e impactar a política europeia. Os eleitores decidirão se o atual chanceler Olaf Scholz, do Partido Social-Democrata (SPD), permanecerá no cargo ou se será substituído pelo conservador Friedrich Merz, líder da União Democrata Cristã (CDU) e da União Social Cristã (CSU).
Além da disputa pelo governo, o pleito pode marcar um avanço histórico da ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD), que pode dobrar sua bancada parlamentar e se consolidar como a segunda maior força política do país.
Abertura das Urnas
As seções eleitorais abriram às 8h (horário local, 4h de Brasília) e seguirão funcionando até as 18h (14h de Brasília). Ao todo, 59,2 milhões de cidadãos estão aptos a votar, incluindo 2,3 milhões de jovens que participarão pela primeira vez.
Divulgação dos resultados
A Comissão Eleitoral divulgará a taxa de participação parcial às 14h (10h de Brasília), e as projeções iniciais começarão a ser conhecidas logo após o fechamento das urnas. Os primeiros resultados oficiais devem ser anunciados por volta da meia-noite (20h de Brasília).