SEÇÕES

União Europeia e Zelensky se reúnem em cúpula para fortalecer defesa europeia

Líderes discutem medidas para aumentar autonomia e segurança do bloco, com planos que podem mobilizar até 800 bilhões de euros em meio à guerra na Ucrânia

UE e Zelensky discutem medidas para fortalecer a defesa europeia em cúpula extraordinária | Foto: Yves Herman/Reuters
Siga-nos no

Os líderes dos 27 países da União Europeia (UE) e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reúnem-se nesta quinta-feira (6), em Bruxelas, para uma cúpula extraordinária sobre a Ucrânia. O objetivo é fortalecer a defesa europeia, em um contexto de tensões entre o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o governo ucraniano.

momento crítico

A reunião busca alcançar um consenso sobre as primeiras medidas para tornar a Europa mais soberana, autônoma e equipada em termos de defesa e segurança. O encontro ocorre em um momento crítico, marcado por três anos e duas semanas de guerra na Ucrânia, iniciada com a invasão russa.

Durante a cúpula, os líderes da UE devem se comprometer a “acelerar a mobilização de instrumentos e financiamentos necessários” para fortalecer o bloco no campo da segurança e defesa, contribuindo para a segurança global e transatlântica, além de complementar os esforços da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Na carta-convite enviada aos líderes, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, expressou a expectativa de “decisões de curto prazo”, o que inclui o compromisso dos países em aumentar os gastos com defesa.

Em um cenário geopolítico transformado pela postura do ex-presidente dos Estados Unidos, a Comissão Europeia propôs um plano para “rearmar a Europa”, com o objetivo de mobilizar cerca de 800 bilhões de euros. Entre as medidas discutidas está a possibilidade de os Estados-membros aumentarem significativamente suas despesas militares sem que isso seja contabilizado como déficit.

Em carta dirigida aos líderes das 27 nações da UE, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou:

A Europa enfrenta um perigo claro e imediato em uma escala que nenhum de nós vivenciou em sua vida adulta.

A Comissão Europeia – órgão executivo do bloco – também apresentou propostas que, segundo Von der Leyen, poderiam mobilizar até 800 bilhões de euros para a defesa europeia, incluindo um plano para captar até 150 bilhões de euros em empréstimos aos governos da UE.

Informações de Agência Brasil

Tópicos
Carregue mais
Veja Também