O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe nesta segunda-feira (18) o ucraniano Volodymyr Zelensky e sete líderes europeus para uma reunião sobre a guerra na Ucrânia. Segundo a Casa Branca, Trump se encontrará a sós com Zelensky no Salão Oval às 13h15 (14h15, horário de Brasília).
O encontro com os demais líderes europeus, incluindo Zelensky, está marcado para 15h (16h em Brasília), na Sala Leste, reunindo principais autoridades da União Europeia em apoio a Kiev.
Quem participa
Ao lado de Zelensky, participarão Emmanuel Macron (França), Keir Starmer (Reino Unido), Friedrich Merz (Alemanha), Ursula von der Leyen (Comissão Europeia), Mark Rutte (Otan), Giorgia Meloni (Itália) e Alexander Stubb (Finlândia).
Segundo diplomatas ouvidos pela Deutsche Welle, líderes como Meloni, Stubb e Rutte foram convidados também para moderar eventuais ataques verbais de Trump a Zelensky. A reunião representa o esforço da Ucrânia e da União Europeia em garantir medidas concretas de segurança diante da ofensiva russa iniciada em fevereiro de 2022.
O que está em jogo
Zelensky afirma que não cederá território e exige que qualquer acordo tenha garantias internacionais, semelhantes ao Artigo 5 da Otan. “A linha de frente é onde essas negociações podem começar”, disse neste domingo (17).
Trump, por sua vez, afirmou ter havido “grandes progressos” em conversa com Putin no sábado (16), com a Rússia sinalizando abertura para discutir garantias de segurança no modelo da Otan, embora sem detalhes sobre os termos.
Agenda do encontro
Veja abaixo a agenda do encontro no horário de Brasília. A capital dos Estados Unidos está uma hora antes.
- 13h – Chegada dos líderes europeus à Casa Branca
- 14h – Trump recebe o Presidente da Ucrânia
- 14h15 – Trump e Zelesnsky participam de reunião bilateral
- 15h15 – Trump recebe líderes europeus
- 15h30 – Foto de Trump com líderes europeus
- 16h - Reunião multilateral de Trump com líderes europeus