SEÇÕES

Trump manda recado a Cuba e sugere que país faça acordo “antes que seja tarde”

Governo cubano passa por uma crise econômica grave e há mais de seis décadas recebe embargos dos EUA

Trump ameaça Cuba e exige acordo antes que seja tarde | Foto: Piroschka Van De Wouw/Reuters
Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma série de publicações neste domingo (11) em tom de ameaça sobre a possibilidade de derrubada do regime de Cuba, que é um país socialista há seis décadas.

Sem dar muitos detalhes, Trump sugeriu que o governo cubano faça um acordo o mais rápido possível antes que seja tarde demais: “Não haverá mais petróleo nem dinheiro para Cuba, nada! Sugiro fortemente que façam um acordo antes que seja tarde demais”, afirmou em postagem.

Desde que retornou para o segundo mandato, as tensõẽs entre Cuba e a Casa Branca cresceram após o Trump revoga algumas medidas adotadas por seu antecessor democrata, Joe Biden. Cuba, por exemplo, voltou à lista de países patrocinadores do terrorismo e os cubanos foram incluídos entre os cidadãos que tiveram sua entrada restringida.

PETRÓLEO VENEZUELANO

Trump também afirmou que Cuba teria vivido por muitos anos petróleo e dinheiro da Venezuela em troca de "serviços de segurança". De acordo com ele, isso chegou ao fim.  

"Mas isso acabou! A Venezuela agora tem os EUA, as forças armadas mais poderosas do mundo", escreveu.

GOVERNO CUBANO

Cuba é liderada Miguel Díaz-Canel, um ex-professor universitário e engenheiro que está no poder desde 2018. Em 2021, ele também passou a liderar o Partido Comunista de Cuba e foi reeleito como presidente do país dois anos depois, para um segundo e último.

O país passa por uma das suas piores crises econômicas desde a revolução. Situação que se agrava, principalmente, devido aos EUA manterem um embargo econômico amplo contra a República de Cuba há seis décadas.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também