SEÇÕES

Trump impõe tarifas contra ilha povoada pelas aves, focas e sem habitantes humanos

Situadas entre a Antártica e Madagascar, no Oceano Antártico, Ilhas Heard e McDonald formam um território controlado pela Austrália

Pinguins são vistos no território das Ilhas Heard e McDonald | Foto: Divulgação/ Stephen Brown/Governo da Austrália
Siga-nos no

As Ilhas Heard e McDonald ganharam destaque após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar na quarta-feira a aplicação de tarifas recíprocas a diversos países e territórios. O curioso é que essa região não possui habitantes, segundo reportagem do G1. No total, 185 territórios foram incluídos na lista, com tarifas mínimas de 10%. 

O território, localizado entre a Antártica e Madagascar, no Oceano Antártico, recebeu uma tarifa de 10% — mesma taxa aplicada ao Brasil. Segundo o site Axios, a Casa Branca justificou a medida por se tratar de um território externo da Austrália, que também foi taxada com o mesmo percentual. 

Conheça as Ilhas Heard e McDonald

As Ilhas Heard e McDonald, localizadas a mais de 4.100 km da Austrália, abrigam os únicos vulcões ativos do país, incluindo o imponente Big Ben, com 2.745 metros de altura. 

A região é um importante refúgio para colônias de pinguins, focas e aves ameaçadas, além de abrigar espécies marinhas únicas em suas águas. Devido à sua relevância ecológica e geológica, o território foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1997. 

Segundo o governo australiano, as Ilhas Heard e McDonald permanecem praticamente intocadas pela ação humana, representando a natureza em estado quase puro. Descobertas no século XIX, chegaram a ter um posto dos correios no século XX, mas hoje não possuem infraestrutura. 

O acesso exige permissão oficial e uma viagem de navio de cerca de dez dias. Expedições científicas ocorrem a cada três anos no verão, e não há turismo comercial na região.

(Com informações do g1)

Tópicos
Carregue mais
Veja Também