O presidente Donald Trump estaria considerando aceitar um Boeing 747-8 de luxo como doação da família real do Catar, segundo a imprensa americana. A aeronave poderia ser utilizada como o novo "Air Force One", o avião oficial da Presidência dos Estados Unidos.
A informação foi divulgada pela rede ABC News na manhã deste domingo (11) e, posteriormente, também pelo jornal The New York Times.
O New York Times ressalta que este pode se tornar o presente mais caro já recebido pelo governo dos Estados Unidos — um Boeing 747-8 novo, em versão comercial, custa cerca de US$ 400 milhões. A proposta levanta dúvidas éticas, tanto pelo alto valor do avião quanto pelo fato de que Donald Trump planeja continuar utilizando a aeronave após deixar a presidência.
PRÁTICA NÃO SERIA INÉDITA
Segundo uma fonte ouvida pela ABC News, a ideia é que, após o fim do mandato, o avião seja transferido para a fundação da biblioteca presidencial de Trump. Esse tipo de prática não seria inédito: ao término do governo de Ronald Reagan, sua fundação recebeu o antigo Air Force One, que acabou sendo transformado em peça de museu.
A doação do avião ao governo Trump deve ser anunciada oficialmente na próxima semana, durante a primeira viagem internacional do segundo mandato do presidente, que terá como destino o Catar, de acordo com a ABC News.
Ainda segundo o New York Times, a aeronave será modernizada pela empresa militar L3Harris, no Texas, e os trabalhos poderão começar assim que o governo aprovar os termos de aquisição.
Entre as acomodações, estão:
- Sala de conferências e jantar;
- Quartos para o presidente e a primeira-dama;
- Uma área de escritório para funcionários;
- Consultório que se transforma em unidade médica quando necessário;
- Áreas de trabalho e descanso para a equipe presidencial, representantes da mídia e equipes da Força Aérea;
- Duas cozinhas que podem fornecer 100 refeições de uma só vez.