O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou nesta segunda-feira (20) a retirada do país do Acordo Climático de Paris ao assinar decretos durante um evento com apoiadores na arena Capital One.
PELA SEGUNDA VEZ
Trump já havia promovido a saída dos EUA do acordo internacional durante seu primeiro mandato. Desta vez, um dos documentos assinados inclui a orientação para que seja enviada uma carta à ONU comunicando e justificando a decisão. Durante o ato, Trump afirmou que a medida resultaria em uma economia de “cerca de um trilhão de dólares” para o país.
No domingo (19), o presidente havia anunciado a intenção de assinar “quase 100” ordens executivas. “Com a minha caneta, revogarei dezenas de ordens executivas e ações destrutivas e radicais do governo Biden e, a esta hora amanhã, todas serão nulas e sem efeito”, declarou.
As medidas assinadas abrangem uma ampla variedade de temas, incluindo imigração, energia e tarifas.
O que é o Acordo de Paris?
O Acordo de Paris é um tratado internacional firmado por quase 200 países com o objetivo de combater as mudanças climáticas. Os signatários se comprometeram a limitar o aumento da temperatura global a menos de 2°C, com a meta ideal de mantê-lo abaixo de 1,5°C.
Cada nação elabora seu próprio plano de ação para cumprir as metas do acordo, que visa minimizar os impactos mais graves das mudanças climáticas.
Com a decisão de Trump, os Estados Unidos se juntam a países como Irã, Líbia e Iêmen, que também estão fora do pacto estabelecido em 2015.