O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (27) que o país adotará em breve medidas para deter os cartéis de drogas da Venezuela por via terrestre. A declaração foi feita em reunião virtual com integrantes das Forças Armadas norte-americanas, durante o Dia de Ação de Graças.
“Vocês provavelmente perceberam que as pessoas não estão querendo fazer entregas pelo mar, e também começaremos a detê-los por terra", disse Trump. “A parte terrestre é mais fácil, mas isso vai começar muito em breve. Nós os avisamos para pararem de enviar veneno ao nosso país”, acrescentou.
Nos últimos meses, os Estados Unidos reforçaram a presença militar próxima à Venezuela e lançaram ataques no Caribe e no Pacífico contra embarcações suspeitas de traficar drogas. Entre os recursos mobilizados estão o grupo de ataque do porta-aviões USS Gerald R. Ford, caças F-35, navios de guerra e um submarino movido a energia nuclear.
O governo americano afirma que as ações têm como alvo cartéis de drogas, enquanto a administração de Nicolás Maduro acusa os Estados Unidos de buscar uma mudança de regime na Venezuela. Nos últimos dias, tanto Trump quanto Maduro indicaram abertura para possíveis negociações, mesmo diante da intensificação da pressão militar americana.
O ministério de comunicações da Venezuela não respondeu de imediato a pedidos de comentário sobre as declarações do presidente norte-americano.