Nesta semana, a revista britânica Monocle publicou um ranking com as “Melhores Cidades Para se Viver” de 2015. A capital do Japão, Tóquio, foi a grande vencedora da avaliação, que teve novos critérios medidos nesta edição. Por exemplo, este ano a pesquisa levou em consideração o número de livrarias públicas disponíveis e o número de rotas de conexão internacional que passam pelas cidades, ligando-as ao resto do mundo.
A cidade japonesa, que conta com cerca de 13,3 milhões de pessoas, ficou na segunda colocação do ranking de 2014, o que influenciou para que o resultado desta edição não surpreendesse tanto. Já sobre as segunda e terceira colocadas, não se pode dizer o mesmo.
A capital austríaca Viena, que ficou em segundo na pesquisa de 2015, foi sexto lugar em 2014. Não só as boas condições das ruas, mas também a excelente conservação de seus parques foram os pontos que ao serem levados em conta, se tornaram responsáveis pela mudança.
Na terceira colocação, ficou Berlim, capital da Alemanha, subindo surpreendentes 11 posições em relação ao ano anterior. O motivo do resultado da cidade alemã, além de ser referência em arte e cultura, é que ela possui um baixo custo mensal para viagens. Neste ponto, a revista argumentou que o diferencial das grandes cidades avaliadas é principalmente a capacidade de acolher os visitantes com a mesma qualidade de vida dos seus cidadãos.
Outras metrópoles que surpreenderam, porém pelo lado negativo, foram Londres e Nova York. Ambas não figuraram nem entre as 25 melhores cidades ranqueadas pela pesquisa. A única cidade americana que apareceu na lista divulgada pela revista britânica foi Portland, em Oregon, que ficou no 25º lugar.
Completando o Top 5 das Melhores Cidades Para se Viver, estão as australianas Melbourne e Sydney, também reconhecidas pela grande qualidade de vida que oferecem. A boa classificação desses lugares se deve ao grande número de horas de luz solar que têm por ano e aos inúmeros locais à beira-mar que dispõem.
Nesta edição, foi a primeira vez que houve uma categorização pelo nível de liberdade que possuem os cidadãos. Juntamente com os pontos citados no início do texto e outros 19 critérios, de acordo com a publicação, essa questão causou a maior reviravolta do ranking desde que começou a ser produzido em 2007.
Confira as 25 Melhores Cidades do Mundo Para se Viver, segundo a revista Monocle:
1. Tóquio, Japão
2. Vienna, Áustria
3. Berlim, Alemanha
4. Melbourne, Austrália
5. Sydney, Austrália
6. Estocolmo, Suécia
7. Vancouver, Canadá
8. Helsinque, Finlândia
9. Munique, Alemanha
10. Zurique, Suíça
10. Copenhague, Dinamarca
12. Fukuoka, Japão
13. Singapura
14. Quioto, Japão
15. Paris, França
16. Madrid, Espanha
17. Auckland, Nova Zelândia
18. Lisboa, Portugal
19. Hong Kong, China
20. Amsterdam, Holanda
21. Hamburgo, Alemanha
22. Genebra, Suíça
23. Oslo, Noruega
24. Barcelona, Espanha
25. Portland, EUA