Por Rany Veloso, direto de Pequim
Um terremoto a cerca de 300 km ao sul da capital Pequim, na China, na madrugada deste domingo (6), deixou ao menos 21 feridos no condado de Pingyuan, que fica na cidade de Dezhou, província de Shandong. De acordo com a rede sismológica chinesa, o tremor às 2h33 atingiu a magnitude 5,5, com profundidade focal de 10 quilômetros. Às 7h,126 casas desabaram e 21 pessoas ficaram feridas na zona do terremoto.
Uma hora depois, um total de 59 tremores secundários foram registrados. Neste momento, as infra estruturas hidroelétricas e de comunicações na zona onde ocorreu o abalo sísmico estão normais. Outras situações relevantes serão investigadas.
Após o terremoto, para entender a situação e iniciar o trabalho de socorro, o Departamento de Gerenciamento de Emergências entrou em contato com a Administração Sísmica Nacional, o Centro de Rede Sísmica, o Escritório Provincial de Gerenciamento de Emergências de Shandong e o departamento de bombeiros e resgate.
15 veículos e 107 pessoas dos bombeiros da cidade de Dezhou foram ao epicentro para fazer o resgate. De acordo com os resultados dos registros da rede de Pequim, a intensidade máxima do terremoto na capital foi de 3 graus, no distrito de Tongzhou, ao leste do município.
O terremoto foi sentido na maior parte da cidade, mas não houve registro de perdas. Após análise preliminar, o terremoto não terá um impacto significativo na atividade sísmica em um curto prazo em Pequim.