O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, anunciou nesta sexta-feira (5) que se encontrará com o Rei Charles para formalizar sua renúncia. Além de deixar o cargo de primeiro-ministro, Sunak também renunciará como líder do Partido Conservador, após a derrota esmagadora para o Partido Trabalhista de Keir Starmer nas eleições legislativas.
"Eu dei o meu melhor neste trabalho, mas vocês enviaram um sinal claro de que o governo do Reino Unido deve mudar, e o seu julgamento é o único que importa," disse Sunak em um discurso emocionado aos eleitores em frente ao gabinete do primeiro-ministro em Downing Street. Ele acrescentou: "Eu ouvi sua raiva, sua decepção, e assumo a responsabilidade por esta derrota. A todos os candidatos e apoiadores conservadores que trabalharam incansavelmente, mas sem sucesso, lamento que não pudemos entregar o que seus esforços mereciam".
segunda renúncia de um primeiro-ministro
Sunak, que assumiu o governo em outubro de 2022, entregou sua demissão em um encontro de meia hora com o rei Charles III no Palácio de Buckingham, em Londres. Este evento marca a segunda renúncia de um primeiro-ministro sob o reinado do filho de Elizabeth II, após Liz Truss ter deixado o cargo depois de menos de dois meses no poder.
Partido Trabalhista no comando
Com a renúncia de Sunak, o rei Charles III encarregará o líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, de formar um novo gabinete. A vitória de Starmer nas eleições representa uma mudança significativa no cenário político do Reino Unido, refletindo o desejo dos eleitores por uma nova direção no governo.
Para mais informações, acesse meionews.com