A conclusão bem-sucedida do resgate dos 33 mineiros no Chile recebeu destaque nas primeiras capas de jornais internacionais nesta quinta-feira. Publicações como o The New York Times, The Guardian, Le Figaro e El País repercutiram o sucesso da operação - que em menos de 24 horas retirou todos os homens que estavam presos no fundo da mina havia mais de 2 meses.
Na Europa, o britânico The Guardian, de Londres, estampou em sua capa uma foto que mostra Mario Sepúlveda, o segundo mineiro que foi resgatado, enquanto era recebido pelo presidente chileno, Sebastián Piñera. No título, a publicação usou a expressão "Que dia!".
Já os espanhóis El País, de Madri, e La Vanguardia, de Barcelona, usaram a mesma foto para expressar o momento de emoção em que o mineiro Osmán Araya reencontrava sua mulher. O assunto foi manchete nos dois jornais - El País com "Chile comove o mundo" e La Vanguardia com "O grande resgate".
As publicações francesas Le Figaro e Le Parisien também deram destaque ao resgate. Le Figaro estampou uma foto de Byron, 7 anos, filho do primeiro mineiro que foi resgatado, Florencio Ávalos. E Le Parisien mostrou Ávalos abraçando o presidente Sebastián Piñera.
O resgate dos 33 mineiros também foi assunto para capas de jornais dos Estados Unidos. No The New York Times, a foto na primeira capa é do mineiro Osmán Araya após sua chegada à superfície. Já o Washington Posto mostra a emocionada reação de familiares dos trabalhadores.
Na América Latina, o boliviano Los Tiempos destaca o "fim de um pesadelo de 70 dias" e cita uma declaração do presidente Evo Morales, que foi ao Chile para receber o mineiro nascido em seu país. O argentino Clarín mostra uma foto da comemoração após o fim das operações. E o uruguaio El País traz a imagem do último mineiro que foi resgatado, Luis Urzúa, ao lado do presidente Sebastián Piñera.