A SpaceX lançou nesta quinta-feira (6) a oitava missão não tripulada da Starship, a maior nave espacial do mundo, em Boca Chica, Texas. Pela terceira vez, a empresa "capturou" o foguete que transportava a nave no ar, manobra que pode reduzir os custos dos voos espaciais.
MISSÃO TEVE PROBLEMAS
Contudo, a missão não foi totalmente bem-sucedida, pois a SpaceX perdeu o contato com a Starship cerca de 10 minutos após a decolagem, o que já havia ocorrido no teste anterior, em janeiro.
Após a SpaceX informar a perda de contato com a nave, vídeos de sua possível desintegração sobre as Bahamas começaram a circular no X. O mesmo ocorreu no teste de janeiro, obrigando voos comerciais a desviarem no Caribe.
OBJETIVO DA MISSÃO
O objetivo da missão era implantar quatro réplicas de satélites da Starlink e religar um motor Raptor no espaço pela primeira vez.
A expectativa era de que a nave Starship pousasse no Oceano Índico ao final da missão, como nas anteriores. A missão, que estava marcada para segunda-feira (3), foi adiada durante a contagem regressiva devido a um "problema não especificado" na nave principal do foguete.