Soldados dos Estados Unidos morrem em ataque de drone em base na Jordânia

Essa é a primeira vez que tropas americanas são mortas por fogo inimigo no Oriente Médio desde o início da guerra de Gaza

Soldados dos Estados Unidos morrem em ataque de drone em base na Jordânia | Foto: Reprodução /Instagram
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Três soldados do Exército dos Estados Unidos foram mortos, e pelo menos duas dúzias de militares ficaram feridos em um ataque de drone durante a noite em uma pequena base dos EUA na Jordânia, conforme informado por autoridades americanas à CNN. Este incidente marca a primeira vez que tropas dos EUA foram mortas por fogo inimigo no Oriente Médio desde o início da guerra em Gaza.

O ataque, que teve como alvo a Torre 22 na Jordânia, próxima à fronteira com a Síria, representa uma escalada significativa em uma região já volátil. Autoridades afirmam que o drone foi lançado por militantes apoiados pelo Irã e aparentemente originado na Síria. O Comando Central dos EUA confirmou num comunicado no domingo que três militares foram mortos e 25 feridos num ataque unilateral de drone que “afetou uma base no nordeste da Jordânia”. 

Até sexta-feira (26), mais de 158 ataques foram registrados contra as forças dos EUA e da coalizão no Iraque e na Síria. No entanto, autoridades descreveram os ataques frequentes com drones, foguetes e mísseis como infrutíferos, pois muitas vezes não resultaram em ferimentos graves ou danos significativos à infraestrutura. 

Não está claro por que as defesas aéreas não conseguiram interceptar o drone, que parece ser o primeiro ataque conhecido à Torre 22 desde que os ataques aos EUA e às forças da coalizão começaram em 17 de outubro. As forças dos EUA estacionadas na base estão lá como parte de uma missão de aconselhamento e assistência em cooperação com a Jordânia. 

Os Estados Unidos tomaram várias medidas retaliatórias contra grupos apoiados pelo Irã no Iraque e na Síria, incluindo um ataque realizado na semana passada contra três instalações no Iraque usadas pelo Kataib Hezbollah e outros grupos afiliados ao Irã. A morte de três americanos também ocorre em um momento em que se espera que os Estados Unidos e o Iraque iniciem em breve negociações sobre o futuro da presença militar americana no país.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES