Em um comunicado divulgado no sábado (28), o governo do México informou que o número de pessoas mortas em decorrência da passagem do furacão Otis aumentou para 39. Das vítimas, 29 são do sexo masculino e 10 do sexo feminino.
O comunicado publicado cita informações fornecidas pela Procuradoria-Geral do Estado de Guerrero e ressalta que se trata de um número preliminar. O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, já havia compartilhado um vídeo sobre a situação em sua conta no Twitter.
"O Ministério Público confirma um total de 39 vítimas falecidas, sendo 29 homens e 10 mulheres. A causa provável é asfixia por submersão, embora as investigações ainda estejam em andamento", diz o comunicado.
Além disso, o governo informou que há relatos de 10 pessoas desaparecidas em Guerrero e que, até o momento, nenhuma das 39 vítimas foi identificada.
No dia 25 de outubro, o furacão Otis atingiu a costa próxima ao porto turístico de Acapulco como um furacão de categoria 5, sendo o mais forte já registrado a atingir a costa do Pacífico mexicano.
A devastação causada pelo furacão resultou em danos a mais de 220 mil residências em Acapulco e Coyuca de Benítez, além de interrupções no fornecimento de energia elétrica afetando mais de 500 mil pessoas. Também provocou danos em cerca de 80% dos hotéis na região, de acordo com dados da Coordenação Nacional de Proteção Civil (CNPC).
O governo do México anunciou que realizará um censo para avaliar a extensão dos danos em Acapulco e em outras áreas rurais de Guerrero.