Rússia começa a usar 'superbomba' de três toneladas com planador contra a Ucrânia

Este dispositivo, conhecido como módulo universal de planejamento e correção (UMPK), foi desenvolvido pela Rússia

Rússia começa a usar 'superbomba' de três toneladas com planador | Ministério da Defesa da Rússia
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Rússia começou a usar contra a Ucrânia bombas de três toneladas FAB-3000 equipadas com um dispositivo que transforma essas munições de queda livre em planadores guiados, permitindo que sejam lançadas de fora do alcance dos sistemas de defesa aérea. Este dispositivo, conhecido como módulo universal de planejamento e correção (UMPK), foi desenvolvido pela Rússia e introduzido no início do ano passado.

Inicialmente utilizado em bombas menores, o UMPK foi rapidamente adaptado para a FAB-3000, uma das maiores munições do arsenal russo, contendo 1,4 tonelada de explosivos. Tradicionalmente, a FAB-3000 é usada para destruir grandes estruturas, como pontes e instalações industriais, embora tenha sido pouco usada contra a Ucrânia até agora. Em março, o então ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, visitou uma fábrica que anunciou a retomada da produção em massa dessas "superbombas".

VEJA O VÍDEO: 

Em 20 de junho, a agência estatal russa TASS informou que a primeira FAB-3000 equipada com UMPK foi lançada na região de Kharkiv. Em meados de julho, o Ministério da Defesa russo divulgou um vídeo que comprova o uso da bomba na guerra contra a Ucrânia.

"A FAB-3000 M-54 carrega impressionantes 1.400 quilos de explosivos. Não é difícil entender por que isso seria atraente para Moscou. A Força Aérea Russa frequentemente usa ataques com o UMPK para destruir edifícios que servem como posições defensivas ucranianas, ajudando as tropas terrestres russas a avançar. Graças principalmente ao UMPK, a Rússia está lançando atualmente cerca de 3,5 mil bombas planas por mês", escreveu John Hardie, vice-diretor do Programa da Rússia da Fundação para a Defesa das Democracias, em artigo sobre a "superbomba".

No vídeo divulgado, é possível ver a FAB-3000 sendo carregada em um caça Sukhoi Su-34, com a equipe da Força Aérea Russa equipando a bomba com o UMPK. A filmagem mostra o lançamento da FAB-3000, que começa a planar em direção ao seu alvo após as asas do UMPK se desdobrarem.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES