Primeiro-ministro do Reino Unido convoca eleições e dissolve Parlamento

Rishi Sunak, conservador que assumiu o governo em outubro de 2022 após Liz Truss renunciar, decidiu antecipar pleito.

primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, convocou eleições antecipadas nesta quarta-feira (22) e dissolveu o Parlamento. De acordo com Sunak, as novas eleições estão marcadas para 4 de julho, embora, pelo calendário atual, o pleito estivesse previsto para janeiro de 2025. Dessa forma, caso Sunak não seja reeleito, o Reino Unido poderá ter seu quarto primeiro-ministro em um período de dois anos.

 Nas eleições gerais britânicas, todos os distritos votam para escolher, cada um, seu representante na Câmara dos Comuns. O partido que obtém maioria, ou que lidera a formação de uma coalizão majoritária, nomeia seu líder como primeiro-ministro

O anúncio pegou de surpresa até membros de sua sigla, o Partido Conservador. Sunak, que assumiu o poder no fim de 2022 após a ex-premiê Liz Truss renunciar, já havia dito que pretendia convocar eleições gerais em 2024, mas a expectativa era de que isso ocorresse apenas no fim do ano.

Segundo a imprensa local, no entanto, ele decidiu antecipar o pleito após a divulgação, nesta semana, de novos dados econômicos positivos para seu governo. O jornal britânico "The Guardian" afirmou que membros do partido convenceram Sunak de que esses números não melhorariam até o fim do ano, de forma que seria melhor para os Conservadores realizar o pleito o quanto antes.

No entanto, pesquisas de intenção de voto do Reino Unido indicam que o líder do Partido Trabalhista -- principal rival dos conservadores --, Keir Starmer, é o favorito para vencer um novo pleito. Caso isso ocorra, os trabalhistas voltariam ao poder depois de 14 anos do Partido Conservador no poder.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES