Pelo menos 384 presos, boa parte deles militantes talibãs, escaparam neste domingo (15) de uma prisão localizada no noroeste do Paquistão, logo após um ataque de 100 homens armados, segundo a polícia.
Ao menos 20 dos fugitivos são considerados presos perigosos.
Entre os fugitivos, está Tariq Rashid, que participou de um atentado contra o ex-presidente do país, Pervez Musharraf, e foi condenado à morte.
O grupo insurgente atacou a prisão central da cidade de Bannu, na região tribal de Khyber e Orakzai, por volta de 1h30 (hora local, 17h30 de Brasília na quinta-feira ). Os rebeldes estavam armados com fuzis, granadas e lança-foguetes.
Segundo a polícia, sete policiais ficaram feridos, e quatro presos foram recapturados. De acordo com as autoridades, a prisão de Bannu abrigava 944 detidos.
O movimento Tehrik-i-Taliban Pakistan (TTP), que aglutina diversas facções talibãs paquistaneses, reivindicou a autoria da ação.
A cidade de Bannu, situada na província de Khyber-Pakhtunkhwa, encontra-se próximo às áreas tribais na fronteira com o Afeganistão, território conflituoso que serve de refúgio de numerosos grupos jihadistas e integrantes da rede da Al-Qaeda.