SEÇÕES

Premiê diz que população da Groenlândia “deve estar preparada” para invasão dos EUA

Trump já deixou claro seu interesse pelo território de domínio da Dinamarca. O Premiê da Ilha afirmou que autoridades do governo já se prepararam para qualquer investida

Primeiro-Ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen | Foto: AFP
Siga-nos no

A situação política e de conflitos entre Groenlândia e Estados Unidos ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (20) após o primeiro-ministro da ilha, Jens-Frederik Nielsen, emitir um alerta para a população se preparar para uma invasão militar.

A fala foi dita durante uma coletiva de imprensa em que Nielsen afirmou que as autoridades do governo da Groenlândia já se preparam para qualquer momento de invasão dos EUA.

O líder do outro lado (Donald Trump) deixou bem claro que essa possibilidade não está descartada. Portanto, devemos estar preparados para tudo", disse Nielsen.

“NÃO DESCARTO A POSSIBILIDADE”

Informações da agência de notícias Bloomberg apontam que já há uma força-tarefa em andamento para direcionar a população caso surja algum conflito direto, seja com auxílio no estoque de comida ou na distribuição de panfletos explicativos do que fazer no pior cenário possível.

Apesar de não acreditar em uma possível investida, o premier não descartou a possibilidade: "Não é provável que haja um conflito militar, mas não podemos descartar essa possibilidade", declarou na entrevista coletiva. "Mas precisamos enfatizar que a Groenlândia faz parte da aliança ocidental, a Otan, e, se houver uma escalada ainda maior, isso também terá consequências para todo o mundo exterior".

O presidente dos EUA, Donald Trump, ainda nesta terça-feira afirmou que não tem como “voltar atrás” no seu objetivo de anexar a Groenlândia ao território norte-americano.

ENTENDA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Trump desde que retornou a Casa Branca não tem medido forças para conquistar a Groenlândia deixando suas intenções políticas e econômicas claras.

A Ilha fica entre a Rússia e os EUA, assim como, é cercada de rotas de navegações importantes. Trump afirma que o território dominado pela Dinamarca é um dos braços importantes para a implementação do Domo de Ouro, escudo antimísseis que ele deseja construir para proteger o país.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também