A operadora portuguesa Redes Energéticas Nacionais (REN) informou que cortes de energia em toda a Península Ibérica foram provocados por um fenômeno atmosférico raro na Espanha, causado por variações extremas de temperatura. A previsão é que a restauração completa da rede elétrica possa levar até uma semana.
No entanto, o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, afirmou que espera a normalização ainda nesta segunda-feira (28). Ele também informou que a célula de crise do Sistema de Segurança Interna está ativa e que os Serviços de Informação estão apurando o caso.
Ele também pediu calma e solidariedade. “Não é um bom caminho estarmos acelerando consumos que não são necessários”, afirmou.
O que se sabe sobre o apagão
Por volta das 12h30 em Madri e 11h30 em Lisboa, cortes de energia afetaram grande parte da Península Ibérica, atingindo trens, metrôs e aeroportos. A fornecedora Red Electrica estima que o restabelecimento total leve de seis a dez horas.
Autoridades espanholas e portuguesas pediram que a população evite deslocamentos e use serviços de emergência apenas em casos extremos. A polícia portuguesa alertou para falhas em semáforos e iluminação, enquanto a TAP pediu que viajantes não se dirijam ao aeroporto.