A população de gorilas de montanha registrou um aumento de 25% em sete anos na cadeia montanhosa de Virunga, uma de suas principais zonas de habitat na África Central, segundo um censo realizado pelas autoridades dos três países da região.
A maioria dos gorilas de montanha vive na cadeia vulcânica de Virunga, que abriga três parques nacionais contíguos, repartidos nos territórios de Ruanda, Uganda e República Democrática do Congo (RDC).
A população dos gorilas de montanha (Gorilla beringei beringei) em perigo de extinção passará de 380 exemplares, em 2003, a 480, em 2011, segundo os resultados do censo publicados nesta terça-feira (7).
Este estudo foi financiado por organizações protetoras do meio ambiente nacionais e internacionais.
"O aumento do número de gorilas de montanha mostra que estamos colhendo os frutos de nossos esforços cotidianos por conservar a espécie na cadeia montanhosa de Virunga", afirmou Rica Rwigamba, da Agência Ruandesa de Desenvolvimento.
A população mundial da espécie soma 786 exemplares. Os gorilas de montanha são a principal atração turística de Ruanda e geram importantes rendas para Uganda.