O presidente da Polônia, Karol Nawrocki, convocou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional dentro de 48 horas. A ação ocorre após o país abater drones russos que entraram em seu espaço aéreo durante um ataque russo no oeste da Ucrânia.
Segundo o líder polonês, a situação foi um momento sem precedentes na história da Otan e da Polônia e precisa ser esclarecido. "A notícia de que teremos informações completas sobre o que aconteceu na Polônia dentro de 48 horas me levou a tomar a decisão de convocar o Conselho de Segurança Nacional dentro de 48 horas", disse Karol Nawrocki.
Já o Comando de Operações da Polônia afirmou em uma publicação na manhã desta quarta-feira (10/09), que o ato foi uma agressão que representou uma ameaça real à segurança dos cidadãos.
A aliança militar também deve discutir a situação nesta quarta. O Conselho do Atlântico Norte se reunirá para uma sessão regular e discutirá como a Otan respondeu aos drones que entraram na Polônia durante a noite, disse a porta-voz da Otan, Allison Hart.