Dezenas de pessoas foram presas durante protesto do movimento "Occupy Wall Street" (Ocupem Wall Street, em tradução) em Nova York, nos Estados Unidos, no na noite de sábado (17), segundo a polícia da cidade. Na confusão, três policiais foram feridos.
A marcha dos "indignados" reuniu cerca de 300 pessoas no Zuccotti Park, parque onde o "Occupy" começou, próximo do centro financeiro da cidade, e comemorava os seis meses do movimento, criado para protestar contra o poder excessivo do sistema capitalista e contra a crise econômica no país.
"Esta é a nossa nova ofensiva", disse Michael Premo, morador de Nova York, que se identificou como um porta-voz do movimento. "As pessoas pensam que o "Ocupem" acabou. O importante é que elas saibam que estamos de volta."
Segundo a polícia, diversas marchas menores foram realizadas na cidade durante a tarde de sábado e 15 pessoas foram presas. A manifestação terminou na reunião dos manifestantes pouco antes da meia-noite no Zuccotti Park. As prisões foram efetuadas para evitar que fosse criado um novo acampamento no centro financeiro de Nova York, afirmou o detetive Brian Sessa. A operação envolveu 100 policiais.
As prisões, ainda de acordo com a polícia, ocorreram porque os manifestantes sentaram no chão e se recusaram a deixar o lugar. Em 20 minutos, o local foi liberado.