O presidente peruano Martín Vizcarra e o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe conversaram por telefone sobre a possibilidade de cooperar na busca de uma vacina para combater a pandemia do novo coronavírus, informou o líder andino nesta terça-feira (19).
Vizcarra também anunciou a próxima visita ao Peru de uma missão de cientistas chineses e outra de médicos e enfermeiros cubanos, bem como a oferta dos Estados Unidos de ventiladores mecânicos para pacientes com Covid-19.
"Quando conversamos com o primeiro-ministro do Japão, foi para trabalhar em conjunto para trocar informações para encontrar uma vacina para o vírus", disse Vizcarra em uma coletiva de imprensa virtual no Palácio do Governo.
O presidente também indicou que nos próximos dias "uma missão de cientistas chineses irá ao Peru para conversar com os peruanos sobre toda a análise científica desta doença e trabalhar na cura através dos procedimentos que estão dando resultados".
FOTO: ALLIANCE_DPA_J. OSORIO
A visita da missão chinesa surgiu do diálogo telefônico entre Vizcarra e seu colega chinês, Xi Jinping, em 2 de maio, quando ambos abordaram o impacto do coronavírus no Peru.
O presidente do Peru também anunciou que Donald Trump ofereceu ventiladores mecânicos para o tratamento de pacientes com coronavírus no país.
Além disso, é esperada uma missão cubana de 85 médicos e enfermeiros em Lima, no âmbito de um acordo de cooperação anunciado há uma semana pelo governo peruano.
O Peru registrou quase 100 mil casos e cerca de 2,9 mil mortes por Covid-19 desde 6 de março.