SEÇÕES

Pepe Mujica está sob cuidados paliativos por câncer terminal, diz mulher

Ex-presidente uruguaio revelou que câncer havia se espalhado por todo corpo e que ele não faria mais tratamento

José Alberto "Pepe" Mujica, ex-presidente do Uruguai | Foto: Secretaria de Comunicação do Uruguai
Siga-nos no

O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, está em fase terminal de um câncer de esôfago e recebe cuidados paliativos para controle da dor, segundo informou sua esposa, Lucía Topolanski, à imprensa local. Em janeiro, aos 89 anos, Mujica revelou que a doença havia se espalhado e que não seguiria com tratamentos. 

A situação atual é "terminal", disse Lucía, citada pela estação de rádio local Sarandí, explicando que eles estão fazendo todo o necessário para garantir que ela viva a parte final de sua vida "da melhor maneira possível". 

A ausência de José Mujica nas eleições regionais de domingo, em que a esquerda venceu em Montevidéu, se deve a recomendações médicas — a viagem seria exaustiva, segundo sua esposa. O atual presidente, Yamandú Orsi, pediu respeito à privacidade do ex-presidente. 

"Devemos todos contribuir para garantir que a dignidade seja a chave em todas as fases de nossas vidas. Não devemos deixá-lo louco, devemos deixá-lo em paz", insistiu Orsi. 

Conhecido por seu estilo direto e vida simples, que lhe rendeu o título de "presidente mais pobre do mundo" — apesar de negar o rótulo —, Mujica virou símbolo da esquerda latino-americana e ganhou admiradores ao redor do mundo com seu discurso anticonsumista.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também