O ex-presidente uruguaio Pepe Mujica comentou neste sábado (1º), durante a posse do novo presidente do país, Yamandú Orsi, sobre sua saúde, afirmando que está "doente e velho", mas que sua mente "ainda funciona bem".
"Estou doente e velho. Tenho as duas coisas. Minha cabeça funciona bem, mas o resto, o estômago, um desastre. Mas, enfim, estou indo", disse ele a jornalistas.
Em janeiro, Mujica, de 89 anos, havia informado que o câncer se espalhou e que não faria mais tratamentos devido à sua saúde debilitada.
Mujica é padrinho político de Orsi, que assumiu a presidência até 2030. "Conheço ele há 40 anos. Ele era um garoto quando se juntou ao nosso partido. Foi se tornando homem. Um aprendizado esplêndido. (...) Tenho uma confiança enorme nele, sim", declarou o ex-presidente.
A campanha de Orsi teve o apoio de Mujica. O candidato da esquerda já trabalhou como professor de história e foi governador de uma das regiões do Uruguai.
"Orsi tem que governar e cuidar dos problemas do Uruguai. Entrar para falar com um velho cascudo como eu, não. Alguma vez ele vai me ver, mas ele é mais moderno do que eu", respondeu Mujica sobre se vai aconselhar o novo presidente.
Mujica defendeu que Orsi mantenha um bom diálogo com o presidente Lula (PT) e com empresas brasileiras.
"[Ele] tem que ajudar a facilitar a entrada no mercado brasileiro e receber produtos brasileiros. (...) O Brasil é o nosso melhor cliente. Vendemos mais para São Paulo do que para qualquer país europeu. Escutem bem: para São Paulo. E coisas que são incríveis. Vendemos uma fortuna em chocolate, o que é mais ou menos como vender gelo para os esquimós, algo assim."