Uma explosão foi registrada em um prédio de Nova York na manhã desta quarta-feira, deixando pelo menos duas mulheres mortas e causando o desabamento parcial de dois imóveis, além de danos em vários edifícios ao redor, segundo autoridades policiais. Pelo menos 17 pessoas ficaram feridas, incluindo quatro em estado grave. Segundo o prefeito Bill de Blasio, um vazamento de gás deve ter causado a explosão em East Harlem.
? O único indício só veio 15 minutos antes. Ainda há desaparecidos, mas essas pessoas podem estar em segurança, em outro ponto da cidade ? disse o prefeito, acrescentando que muitos danos haviam sido causados aos prédios ao redor.
Mais cedo, a polícia informara que dois prédios residenciais desmoronaram e os moradores estariam presos nos edifícios. De acordo com o jornal ?New York Times?, uma fonte policial acredita que provavelmente outras pessoas podem ter morrido no acidente.
? Ainda há fogo. Não pudemos fazer uma busca completa ? contou um policial.
Vários carros do Corpo de Bombeiros foram enviados ao local, cujo perímetro foi fechado pela polícia. Thiago Félix, brasileiro que mora a dois quarteirões do prédio onde aconteceu a explosão, conta que muitos vizinhos acordaram com os edifícios ao redor tremendo.
? A rua está fechada a três quadras do local. Ainda há muita fumaça, bombeiros e até helicópteros. Os prédios são colados e muitos amigos acordaram com o prédio tremendo. A área é residencial, com algumas lojas, e ainda há uma escola perto dali. Acredito que tenha sido acidente ou negligência. Aqui não há uma inspeção muito frequente em relação ao sistema de gás e os prédios são muito antigos ? conta o professor de 32 anos, que mora há seis no bairro.
A circulação do metrô na estação Grand Central foi interrompida. ?O serviço de passageiros no Terminal Grand Central encontra-se temporariamente suspenso até novo aviso, devido a uma explosão em um edifício adjacente às nossas estradas?, disse a empresa em sua conta no Twitter.
Diante da área onde ficava o prédio de seis andares, a moradora Jennifer Salas, de 20 anos, aguardava notícias do marido. Joe estava em um dos edifícios no momento do desabamento.
? Na noite passada, havia cheiro de gás. Mas o cheiro desapareceu e todos fomos dormir ? contou, chorando.